quarta-feira, 15 de julho de 2009

E vão 100 posts – Rectângulos azuis-claros em fundo cinzento



Para mim, 6 meses de existência e 100 posts são motivos mais que suficientes para serem aqui assinalados. Isto tudo porque a minha vida mudou um pouco. Para quem passa os dias sentado num gabinete com luz natural suficiente para não ter que se queixar da vida, atende o telefone de forma estandardizada e age da maneira que lhe parece ser o melhor encontro de vontades, entre ele próprio e aquilo que dele espera a entidade que lhe retribui, este blogue representa um contraste forte. Abordar todas estas pessoas torna possível, viver momentos cujas convenções sociais em que a nossa vida se inscreve, dificilmente mo permitiriam. E depois, mais que meu, O Alfaiate Lisboeta… sou eu. E talvez por isso sinta tudo o que me escrevem na própria pele: cada crítica, elogio ou simples advertência tocam-me como se falassem de mim, do meu cabelo, da minha rectidão ou falta dela.

Parece-me justo esboçar aqui meia dúzia de agradecimentos e convém por isso admitir que dá realmente (ainda) mais gozo escrever para 1000 ou 2000 que fazê-lo para 100 ou 200 e saber que “gosto das tuas fotografias e dos teus textos” é a expressão que resume, da forma mais fiel, o universo dos feedbacks que vou recebendo via comentários, Facebook ou e-mail. Mas antes de mais, dois agradecimentos fraternos. Um ao Mário Fazendas, pelas suas brilhantes traduções, pelas quais provavelmente muitos de vós não terão chegado a dar conta, mas que, como poderão comprovar mais à frente, me trouxeram largas alegrias. Se passarem pelo The Lisbon Tailor, o critério é simples. As traduções que vos impressionarem são do Mário, aquelas que tiverem em média, meia dúzia de gralhas por publicação, são feitas em regime de consórcio entre mim e o tradutor do Google. Ao meu outro amigo, o Rui Quinta, entre muitas outras coisas, obrigado pelos cartões de visita mais bonitos que já alguma vez vi (de fazer suar o Christian Bale em American Psycho), que tornam possível que aqueles que abordo na rua, não achem que é um qualquer tarado que lhes pergunta afavelmente se não gostariam de fazer parte do seu blogue.

Queria agradecer também à Time Out, à TVI 24, à SIC Mulher, ao This is Our Thing, à Sancha Trindade e ao seu espaço no Meia Hora e à Time Out de novo (a mão que nos dão pela 1ª vez é sempre aquela que mais dificilmente esqueceremos) por, de formas distintas e através dos seus diferentes recursos, terem demonstrado genuíno interesse e contribuído para a divulgação do Alfaiate. Não esquecendo também todos aqueles que nos seus blogues, foram criando links e publicando posts sobre O Alfaiate Lisboeta. Agradeço também ao Fashion Real Street Star e à Shopping & Shopper por me terem dado a descobrir que “aldeia global” não é apenas um mero conceito teórico. Dou especial ênfase, às 3 páginas mensais que a Shopping & Shopper (publicação bilingue, baseada em Pequim) pretende guardar para o meu trabalho, naquela que foi, até agora, a proposta mais marcante a ser-me apresentada. Mas mais importante ainda, gostava de agradecer àqueles que me visitam regularmente, em particular aos que vão deixando o que sentem; e mais que tudo e todos que já referi, a quem aqui aparece, porque sem eles…sem eles não existiria Alfaiate.

Restar-me-ia agora, em condições normais, dedicar algumas palavras à imagem do dia. Mas hoje excepcionalmente, o blogue é mais importante que o seu convidado. Só me ocorre dizer que algum dia, o autor de tudo isto teria que parar no mesmo lugar onde convida a entrar, aqueles que com ele se cruzam. Os créditos fotográficos ficam com o João Vieira.

83 comentários:

Anónimo disse...

Hoje, é n é um dia qqr, sou eu o primeiro a deixar um comentário!

Venham mais cem, mil!!!

criticart

João Cal disse...

Parabens! O sucesso depende 90% de trabalho e 10% da sorte. Penso que o que conseguiste atinjir (e mais ainda estará por vir) se deve essencialmente à tua preserverança, paixão e dedicação por este projecto! Keep up the good work!

Anónimo disse...

O Alfaiate Lisboeta é giro e veste bem como tudo.

Pitucha disse...

Parabéns pelo blogue que vou seguindo discretamente. Mas hoje era preciso dizer alguma coisa. Obrigada.

Mónica Lice disse...

Parabéns.

Isabel I disse...

Muitos parabéns. Adoro o blog que descobri através de outro e que vou seguindo, não muito discretamente. Também acho que o Alfaiate é giro. Mas o que me faz vir aqui é que muito mais do que sobre moda, este é um blog sobre pessoas e sobre afectos e sobre gostos e desgostos. Enfim... sobre a vida. Beijinhos Alfaiate, obrigada. Uma avó gordita e que mora longe Isabel I

evil mandela disse...

parabéns e continuação!

abraço.

Sara. disse...

Boa. ;)

Anónimo disse...

O que eu acho sempre extraordinário é como, em quase todos os textos, a partir de uma "simples" "fotografia de moda" escreves tanto, escreves bem e citas aquele que, desta feita, é provavelmente um dos melhores livros de sempre. O American Psycho. Auguri.
Tiago Correia Moreira

Ana Paula disse...

Para além das fantásticas fotos, os seus textos são deliciosos.
Parabéns!

Sandra disse...

Adoro este blog, as fotos então captam quase a alma da pessoa fotografada, a sério!
Só uma perguntinha, a foto de hoje é sua?É o Alfaiate???

Fábio Coelho disse...

Aqui marcámos encontro para hoje... chagado aqui junto-me a todos aqueles que admiram a obra de quem, por ousadia, deu um passo em frente!
Um abraço

Sairaf disse...

Para mim, este é um daqueles blogs sem igual, onde venho quase todos dias com a ansiedade de ler mais e mais e ver as excelentes fotos que aqui colocas. Os textos são interessantes e captam tudo aqui que sentes e demostras aos outros, isso é de uma grandiosidade sem igual, pois nos tempos que correm as pessoas não estão dispostas a demonstrar os seus afectos para com os outros.
Muitos parabéns e que continues o excelente trabalho.
Abraço
TFarias

Anónimo disse...

Parabéns, Alfaiate! Os objectivos foram cumpridos com competência a nível de imagem e, sobretudo, com a tua prosa elegante e humanista!!! Bjs, Pai

Andreia disse...

Parabéns Alfaiate!!
Se não fosse merecido, concerteza nao terias tantas fotos expostas, tantas criticas positivas, tantos fãs!! :)

Como diz o nosso Zeca
"Venham mais cinco..." ..Cinco Mil!!!
***

Marta disse...

Parabéns por tudo!
Pela iniciativa, pelas palavras e sobretudo pela forma como o blog influencia todos os leitores.

oldkeyskeys disse...

Muitos parabens por todo o trabalho.

Anónimo disse...

Hoje não podia ficar sem dizer alguma coisa, e quando os meros "Parabéns" parecem pouco, um "Obrigada" acho que diz tudo. Continua, e eu cá estarei para seguir atentamente o senhor Alfaiate Lisboeta.

Bela Sonhadora disse...

Muitos Parabéns =) e por favor não pares :p

A. disse...

Boa foto, com o azul do Tejo a abrir-se sobre o fotógrafo aprumado e a arrancar o protagonismo da gravata. Urbano, vibrante e chic. Só o berloque é que destoa.

Quanto à postadeira centenária...(grande e merecidíssimo) well done. :)

Anónimo disse...

Venho aqui há pouco tempo,e gosto bastante. Parabens pelas belas fotos e pelos comentários elegantes.

Beijinho
Catarina

Dulce disse...

Tanto quanto dar os parabéns, cumpre dizer: obrigada, Zé!

Para quem passa o dia enclausurada e o mais que avista é o Palácio da Pena, lá ao fundo, pe-que-ni-no, vir aqui leva-me de volta à cidade, ao seu bulício e aos seus transeuntes, que "captas" como ninguém.
Não só as fotos me transportam até à Lisboa que eu amo, como os textos conferem ainda mais beleza aos rostos que a cada dia nos dás a conhecer.
Espero que tão depressa não largues este teu (saudável) vício, que também já é o nosso... :)

A. disse...

Então... PARABENS PELOS 100.... E PARABENS PELOS OUTROS 200 QUE VIRÃO!

Tenho a certeza que virão melhores ainda... ;)

Beijos e bommmmm trabalho!!!
AC

epifania disse...

boa Zé, parabéns pela dedicação.

Poupinhas disse...

Alfaiate vim através de uma soberba indicação de quão boa qualidade do seu blog que tem vindo a construir ao longo de 6 meses. Confirma-se o bom gosto e a irreverência que tem pela fotografia, pela casualidade, pelas pessoas, pela calçada lisboeta, pelos bancos de jardim. Muitos parabéns. O endereço já apontado :)

Sinapse disse...

Cheguei muito tarde a este blog, mas cheguei a tempo da festa! E como foi amor à primeira vista, deixo aqui os Parabéns ... boas fotos e textos interessantes, num blog original.
Adorei o que vi! e fica-me a vontade de regressar cada dia para satisfazer a curiosidade!

_vera_ disse...

Como uma das pessoas que, inesperadamente, são fixadas à lente de uma câmara, inesperadamente aqui vim ter. Por não estar em Lisboa (nem sequer em PT), obrigada por me lembrares as pessoas bonitas que aí se vão encontrando (por bonitas entenda-se singulares, coloridas, audaciosas).

Mariana disse...

Como não estou com muita imaginação, mas tinha que comentar este post....
"Gosto das tuas fotografias e dos teus textos". :)

Anónimo disse...

"...Ou a sensação de beleza que nos inunda quando assistimos a um bailado ou escutamos um pianista excepcional? Tudo isto que sentimos deve-se aos neurónios espelho...quando observamos alguém a fazer qualquer coisa, quer seja a marcar um penalty ou a tocar um arpeggio perfeito num piano Steinway, o nosso cérebro reage como se estivéssemos, nós mesmos, a desempenhar essas acções. Resumindo, é como se ver e fazer fossem a mesma coisa."

No fundo é isto que sinto meu amigo. Inspiras-me a vir aqui todos os dias mais de 100 vezes. No fundo, sinto que este blog também é meu, porque deixas e porque queres.

Grande abraço
Rui Quinta

Caleja disse...

6 meses... Desta vez não me vou esquecer de brindar com uns bonitos e elogiosos "Parabéns" uma data tão significativa.

Não tenho dúvidas que mais virão, com a promessa que a qualidade subirá sempre mais.

Um grande abraço

ps: um desafio para os próximos 100 posts: um post com o Arveladze (de preferência a marcar um penalty para o meio)

None disse...

100 posts, 100 imagens. Muito mais que 100 palavras. E a vontade crescente de continuar a passar por cá diariamente. :o)
Beijinhos grandes

paula maria disse...

e que venham mais centenas deles ;)

Maariah disse...

Hoje, também eu, não podia deixar de dizer um "Obrigada". Os textos, os textos são intimistas e fazem um excelente casamento com as fotografias.

Este Blogue precisa de um nome disse...

A primeira vez que cá venho...parabéns! Adorei o blogue, acho muito inovador...tens que vir ao Porto, conheço quem seja digno de aqui estar das mais variadas formas...!!!! Parabéns!

Eli disse...

Estive a ver este blog pela primeira vez. Parei em todas as fotos até lá abaixo e creio que a sua visão vai para além da "moda".

Sempre achei que o nosso estilo revela um pouco da nossa identidade, por isso, não nos devemos seguir por tendências dos outros, mas pela nossa própria intuição.

Não gosto quando as aparências prevalencem em relação ao interior de alguém, mas elas são a porta para o resto e... aqui consegui perceber aquilo em que reparo quando sou observadora...

Parabéns pelo sucesso!

Gosto muito de fotografar, mas faço isso mais com coisas/lugares com uma visão própria e nem sempre compreensível.

:)

Buttafly...fly...fly... disse...

Gostei do blog, das fotos, dos textos descontraídos.... Muito bom mesmo. ;)

Anónimo disse...

Não conhecia. Cheguei cá através do blog da Kitty Fane e adorei. Continue sempre.

Beijinhos

Maria Espírito Santo

ela disse...

parabéns zézinho!

pelas 100 fotos, pelos 100 textos, pelas 100 vezes que foi
sempre bom encontrar-te aqui desta forma tão bonita.
100 bisous.

i

mimi disse...

Já está na minha lista de blogues!!

E João você é uma bela espécime, quem me dera ser fotografada por si ;)

C. disse...

adoro fotografia e as suas sao muito muito boas. parabens.

Joana disse...

Apesar de ter elogiado o homem primeiro depois vi (e li) o blog todo. Muito bom gosto, muita sensibilidade nas fotografias. Uma raridade. De parabéns!

Mnemósine disse...

Descobri-te hoje, foi Miss Kitty Fane quem me trouxe.
Já vi e li tudo e a-d-o-r-e-i!
Parabéns!

Anónimo disse...

Boa Zé, continua o bom trabalho! A ver se um dia também tu publicas um livro como o Sartorialist.
Beijinhos,
Ana Luísa.

Joaquim disse...

tenho acompanhado o site e ... parabéns!, mas será que o "mediatismo" da sic não fez aumentar as "audiências" do blog? lisboeta não é um pouco "sexista"?

Trendslater disse...

Muitos Parabens!

Trendslater

Anónimo disse...

e não é k a kitty fane tinha razao? coladissima...ja li e reli... os meus parabens =)

kiss me disse...

Muitos parabéns mesmo!
Adoro!

Carolina Flores disse...

<3 parabéns! fico muito feliz por alguém em terras lusas realizar este tipo de trabalho!

jopurdida disse...

Muitos parabéns! Sou leitora assídua, embora discreta. Mas hoje foi inevitável comentar. Um obrigada cá desta parte e que continue por muitos mais posts.

Mara disse...

Muitos parabéns!
Já li/vi tudo e adorei.

Anónimo disse...

Invejo-te! A capacidade fotografica, mas acima de tudo o dom que obviamente tens em abordar desconhecidos e conseguir o seu consentimento. Quantas vezes tentei fazer isso, mas provavelmente metade das tentativas foram falhadas... Invejo-te pelo bem que lhes captas a beleza individual.
Parabens.

Unknown disse...

Parabéns e um beijinho de muitas felicidades para o trabalho, o lazer, a vida!!

Anónimo disse...

Parabéns. Não sei se já disse que gosto mais do teu género do que do do Scott Schuman. Mais humano. E belos sapatos ;)

Elisabete disse...

Parabéns...
Também eu sou uma apaixonada por fotografia, embora ainda em fase inicial de exploração! :)
Foi a 1ª vez que visitei este blog e achei-o fantástico, está muito bem conseguido, as fotos são fantásticas assim como os textos...parabéns.

eloi disse...

Desde que descobri este cantinho, não deixei de o vir cá vislumbrar com regularidade!

Um trabalho de indubitável qualidade e bom gosto, muitos parabéns!!

Abraço,
eloi

Minerva disse...

Acho que o Scott Shuman tem o melhor blog do mundo no género dele. Este se calhar é o melhor blog do mundo no seu género!Parabéns!Optimo trabalho

Camille disse...

Parabéns pelos 100 posts, e que venham mais. O 'Alfaiate' é um blog que visito diariamente e que já se tornou parte da minha rotina. Felicito-~te por tudo, pelos textos dos posts acompanhados com fantásticas imagens (ou vice-versa), por mostrares como o menos pode ser mais, por nos 'engordares' culturalmente (eu sabia lá o que era o olho de perdiz!). Resta-me desejar-te uma continuação de um óptimo trabalho que nós estamos cá para ler e bater palmas.

little miss chanel disse...

Alfaiate, nós é que agradecemos. pela entrevista, pela existência do blog e pela enorme simpatia, sempre. muitos parabéns pelos 100 posts e que venham mais 100, com a qualidade (imensa) a que já nos habituaste :) beijinhos

ana disse...

Parabéns Sr. Alfaiate. Tem muito bom gosto. :)

Ana A. disse...

Não sei porquê, parece-me que este blog acabou de ganhar muitas seguidoras...

In Vogue disse...

Também sou uma leitora assídua desde que o blogue surgiu e, como já referi em algum comentário, já precisavamos de um deste género em Portugal. Muitos parabéns pelo fantástico trabalho :)

Ana Maria disse...

Sigo este blogue, discretamente, há já algum tempo. Não me lembro como vim cá parar, mas ainda bem que vim.
Acima, já muitos disseram tudo, eu simplesmente subscrevo. Obrigada pela sua visão, não só da cidade de Lisboa, mas deste país, que por muitos defeitos que tenha é o nosso. Gente de valor como o Alfaiate fazem-no melhor.
Obrigada e bom trabalho
Ana Silva

Filipa disse...

Giro! Giro! Giro!. O blogue, claro! :) Parabéns pelos 100 posts. Que venham muitos mais. Eu estarei deste lado a acompanhar as aventuras (e sucessos) do alfaiate lisboeta.

Filipa

El Nombre disse...

Nada de especial, conceito não inovador, fotografias banalíssimas, ideias já ultrapassadas... Leva, de 1-20, um 12 estável... Mas acho que poderá melhorar... Ou não...

Anónimo disse...

El dor de corno!
A

Anónimo disse...

Parabéns pela multiculturalidade que este blogue emana e acima de tudo pela sensibilidade!
É um dom conseguir "ver" as pessoas como tu consegues... Parabéns!

Angie

Sereia disse...

Parabéns!

Anónimo disse...

Para mim, este blog e uma forma excelenta de nao esquecer o portugues que aprendi durante os quase 5 meses que passei em Porto com uma bolsa Erasmus. Sou romena e cheguei aqui atraves do blogue do Sartorialist. E mesmo o que preciso: me da dependencia et me faz ler en portugues. Ha aqui alguma coisa muito semelhante com o "Sartorialist" mais unique tambem. Gosto muito. Parabens!

Lee

Patrícia disse...

Já cá tinha vindo, mas foram tantos os parabéns que pensei ser melhor dar-tos pessoalmente um destes dias em que nos encontrássemos algures no Chiado, eu e o Jorge às compras e tu de câmara na mão e com ar de Sartorialist. ;)

No entanto, nas minhas voltas pelos blogs vi que estás em grande destaque no blogue da Sofia Vieira, uma que já por cá anda há já alguns anos e que considero um peso pesado deste mundo de blogues. Aí, não pude deixar de assinalar esse destaque e dar-te os parabéns. Sim senhor, é que um destaque destes merece respeito! :)

Muitos parabéns, Zé. Beijinhos! :)

Unknown disse...

Muitos Parabéns!gosto imenso do blog, uma versão Sartorialist portuguesa.

muipiti disse...

Adoro as suas costuras, os padrões, os modelos, enfim o seu bom gosto!
Sou por isso uma fã incondicional do seu blogue e hoje não resisti e fiz um post no meu "doutras coisas" a recomendá-lo aos que me visitam.
Continue a surpreender-nos com as suas publicações!

Anónimo disse...

E aquele dia em que duas miúdas te deixaram um bilhetinho dentro do sapato enquanto dormias refastelado nas areias de S. Pedro? :)
Alguém me falou do blog e foi uma agradável surpresa quando ao vê-lo comecei a reconhecer-te…tu apareces-me mesmo em todo o lado! Até aqui!!!
Gostei e vou voltar mais vezes!
Parabéns pela ideia e pela coragem da tua objectiva.
Beijinho,
Rita

Nuvem disse...

Adoro o blog, as fotos, os textos... tudo
Quanto ao "Bloguista", não o conheço, mas reconheço nele um gosto pelas belas coisas da vida.
Muitos parabéns e continuação de bom trabalho de uma bloguista discreta...

Tita disse...

Nada a acrescentar, pelo menos que interesse. Só para dizer que fiz uma referência deste blogue no meu. Espero que não se importe!
Beijinho e parabéns pela excelência que se vê.

O Meu Outro Eu Está a Dançar disse...

o comentário 75 soma todos os 74 louvores, anteriores a ele.

:)

CÁTIA SILVA disse...

Muitos Parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns...cheguei aqui pelo blog "Crónica das horas perdidas".
Você é genial.
Gabriela

Anónimo disse...

Parabéns...cheguei aqui pelo blog "Crónica das horas perdidas".
Você é genial.
Gabriela

Anónimo disse...

Essas calças não estão um bocadinho grandes de mais?

(n)Ana disse...

Comentário #80 ao post #100

Muitos Parabéns "Alfaiate"
Venham daí mais 100, 200, 500... venham daí muitos e muitos posts e muitos e muitos convites interessantes.

Parabéns + 1 x e obrigada! :o)

Diana disse...

Boas fotos e textos lindos. Acho que so faltava mesmo um blogger bonitao para fazer disto o blog do momento:)Parabens!

Anónimo disse...

És tão bonito...por dentro e por fora! OMG! I think i'm in love!:P

Unknown disse...

muito bom :)