quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Elegância militar

Elegância militar

Esta fotografia já foi tirada no Sábado. Atravessei a H&M em direcção à rua do Ouro e fiquei parado a olhar para o Tiago. Abordar pessoas dentro de lojas e dizer “estou lá fora à sua espera” evoca-me o passatempo predilecto dum amigo que sempre que apanha uma miúda gira junto à prateleira dos vinhos se sai com um “e que tal uma garrafa lá em casa?” (eu sei eu sei...és a sofisticação em pessoa mas continuo a achar que expressão “lá em casa” não é a mais indicada para uma opening line).

Já o disse vezes sem conta mas não me canso o fazer. Eu gosto de fotografar pessoas que me surpreendem. Não tenho predilecção alguma por botas da tropa nem qualquer fascínio particular por visuais militares mas o Tiago lembrou-me uma versão streetwear daquele oficial elegante que se apresenta impecavelmente fardado para uma cerimónia com bandeiras ao vento e para o respectivo baile dessa mesma noite (desconfio que há muita cinefilia a alimentar este imaginário). A minha lata aprimora-se de dia para dia mas sempre que vejo alguém interessante dentro dum espaço comercial não me consigo deixar de lembrar da “garrafa lá em casa” e, por essas e por outras, senti-me bem mais confortável a estrear essa abordagem com um homem. O Tiago incomodou-se muito pouco com a minha sugestão. Pediu-me 15 minutos para despachar os cabides que trazia na mão e encontrámo-nos lá fora. Já dizia Lavoisier, “nada se perde tudo se transforma”, nesse mesmo intervalo de tempo fotografei as gregas mais giras da cidade

22 comentários:

Joana de Sousa disse...

este look está fantástico, não há dúvida nenhuma ! e, sem dúvida, tem o factor surpresa como must ! :)

mais uma vez alfaiate !

joana.sousa

Ana A. disse...

Tenho de ir à H&M ao Sábado, está visto!

Guilherme disse...

Sem sombrra de dúvidaas um dos últimos cavalheirros sobrreviventes da grrande Prrússia.

Danzig, Preußens Gloria

Anónimo disse...

"Impecavelmente fardado para uma cerimónia com bandeiras ao vento e para a respectivo baile nessa mesma noite" - Disseste Tudo alfaiate! Este oficial lembra-me aqueles filmes em que o exército era conquistado e o General convidava os oficiais do exército inimigo a irem jantar a sua casa e conhecerem as suas filhas. Do melhor, que não é nada que não nos tenhas habituado. El gonga

C disse...

Já estava a ressacar por ler um dos teus textos. Sim, porque depois daquele dia já li todos os outros desde o início. Fotos assim com textos grandes deviam aparecer mais vezes por aqui.

Marilisa Crespo disse...

Estás cada vez melhor:e foste um amor teres-me enviado esta! Tenho sido muito pouco assídua...
Tal como tu,não me perco por estilo Militar (botas com calças por dentro...,"camufelados"...)
Mas este,no conjunto, é especial: principalmente no Jaquetão/casaca e na "pose"!
Havias de vêr o que a Tina fêz a uma jaqueta militar:aplicações com motivos vegetalistas...Usada com Jeans ou saia travada...
Bejoca da Lisa

José Ferreira disse...

A foto é muito bem conseguida, o vestuario é fascinante nos dias de hoje, o final dos anos 90 levou as botas que tanto se associou aos neo-nazis e grupos extremistas e os casacos foram com elas. Não me faz lembrar a situação que voces falam mas sim a despedida do soldado da mae e namorada antes de partir para combate, até porque este não seria um look militar-oficial mas sim um look militar-soldado. gostei, mas tambem já era fã das botas militares e dos casacos deste genero. Parabens

Lovely Rita disse...

Este casaco lembra-me uma pessoa que conheço e que tem um, comprado na Outra Face da Lua, e o usa todos os dias. Incrivelmente, lembro-me mais facilmente do casaco do que dele. Não sei porquê, só de olhar para a foto, tenho quase a certeza de que isto não aconteceria com o Tiago. Talvez porque quem consegue usar qualquer coisa em camuflado, mesmo umas luvas, sem parecer uma tentativa falhada de Vin Diesel, consegue dominar qualquer peça de roupa. E como eu ADORO as botas por fora das calças, bolas! Tenho pena que tão poucos homens tenham a "coragem" de o fazer, porque fica TÃO bem. E pensar nisto lembrou-me da vontade de comprar umas Doc Martens, da mesma maneira que ler o texto me lembrou das saudades de Lisboa e da H&M. Mais 6 meses de cultura caldense para depois voltar à conquista da capital. E do IST. Enquanto isso, vou acompanhando o Alfaiate, que é Lisboeta mesmo em Londres ou no Algarve (bolas, esta última linha saiu mesmo pirosa, mas a intenção foi boa).

Nessuno disse...

combinar o social com o profissional tem a sua graça, principalmente quando não se fica piroso, como é o caso do jovem Tiago.

Anónimo disse...

Este belissimo retrato faz-me recordar momentos de maior sentido e nobreza dos guerreiros, quando capturados pelo exército contrário - talvez pela conquista das filhas do general inimigo do reino do Mola - e que são condenados ao fuzilamento.

Este nosso nobre oficial de artilharia, já despojado das suas insígnias e do seu sabre, prepara-se para enfrentar o destino de frente e com as suas amadas no pensamento. Aperta pela última vez as suas luvas, imbui-se de toda uma dignidade e orgulho próprias de um guerreiro da antiga tradição dos códigos de cavalaria, coloca-se em sentido e cai com os olhos fixos no céu. Será um derradeiro momento compartilhado pelo nosso "habitué" El Gonga?

El Pibe, Galeazzo Ciano - "Os Amores Trágicos do Reino do Mola"

I Saw Jesus in a Toast disse...

Tudo impecavelmente combinado, mas não é de estranhar... porque o Tiago é um visionário. Já há uns anos o ouvia falar de casacos de pêlo que nunca tinha visto ninguem usar, mas que eram para ele o último grito da moda. No entanto, com o Tiago não se trata de moda, trata-se de ser. E o look militar até que lhe assenta muito bem, tal como as feições rectas (rígidas como as de um general?) Talvez... :)

Anónimo disse...

Ahahah, percebo a redenção quanto à H&M.
Adoro o estilo militar, principalmente os casacos, os botões, e os apontamentos nos ombros.
O Tiago tem ar de espanhol :P

Miss Kin disse...

Afinal Lisboa também tem homens bonitos!

Isabel I disse...

Parece um soldado russo, do cerco a Lenningrado. Não tenho especial encanto por fardas, mesmo sendo neta de militares, mas este rapaz mesmo sem estar fardado deve ser um autentico "Oficial e cavalheiro".

ela disse...

muito richard giro.....

:)

Anónimo disse...

Nao serah a melhor opcao de indumentahria para usar num "date" ou numa festa mais descontraihda, mas estah mt original! O fato conjuga bem com o olhar meio dramahtico do modelo na foto! Abraco Andre B PS: mais uma vez, a foto parece-me perfeita!

Anónimo disse...

Nao serah a melhor opcao de indumentahria para usar num "date" ou numa festa mais descontraihda, mas estah mt original! O fato conjuga bem com o olhar meio dramahtico do modelo na foto! Abraco Andre B PS: mais uma vez, a foto parece-me perfeita!

Unknown disse...

Boa tarde!
Visito mais uma vez este blog, do qual sou fã. Parabéns pelo resultado sempre surpreendente!
Mas hoje passo para deixar uma outra mensagem. Passei em mão o endereço do teu blog a Ildo Damiano (http://twain-and-melp.blogspot.com/2010/01/hoje-na-da-ildo-damiano.html), Fashion Stylist da Vanify Fair em Itália, como 'The portuguese Sartorialist'.

Continua! I'll be watching you! :)

Attitude disse...

E por isso é que alguns têm o dom de fotografar stylish people na rua e os outros não. É que é preciso qualquer coisa para não gostar particularmente do estilo militar mas, ainda assim, perceber que o Tiago está cheio de pinta!!

José Cabral disse...

bem visto José Ferreira, bem visto...
(obrigado a todos)

I disse...

aii, e como eu adoro militares... :$ lool

Ana Billet disse...

agora isso sim que é estilo e charme
beijo
Ana Billet