domingo, 13 de fevereiro de 2011

O que o Sr. Horácio não sabe

Sr. Horácio


Foi à meia-luz dum restaurante italiano no Bairro Alto que contei pela primeira vez aos meus amigos que ia começar o Alfaiate. Um riu-se de mim, outro perguntou-me (franzindo a testa ao máximo) porque raio haveria alguém querer fazer isso, um terceiro chamou-me panasca e os outros dois ou três acharam que ignorar-me era a melhor forma de me fazer perceber a quão estúpida era a minha ideia. Consensos havia dois: ideia parva, nome giro.

Não compro casacos por medida. Não que não gostasse. Simplesmente, para que o pudesse fazer, teria que abdicar de umas quantas viagens e igual número de excentricidades que se revelam mais preponderantes na determinação da minha felicidade que a mais-valia existente entre trazer um casaco com as minhas medidas gravadas no corte e dirigir-me à San Giorgio, escolher o padrão que melhor interprete o que me vai na cabeça e pedir ao Sr. Horácio que me suba as mangas e arranje forma de me fazer sentir confortável dentro da porcaria dum casaco. O que o Sr. Horácio não sabe é que foi num desses dias, que o tinha em meu redor a tentar corrigir num casaco as minhas próprias insuficiências, que me ocorreu o nome para este blogue. O tal nome giro para a ideia parva que me andava a ocupar a cabeça. O nome do ofício do Sr. Horácio

29 comentários:

Liliana Jesus disse...

Parvo, do latim parvus = idiota/parvo ou pequeno

Este blogue não é nem uma coisa, nem outra.
E se há sempre quem se assuste com ideias diferentes, há também quem as incentive e goste delas.

Continua Alfaiate! :)

Rute disse...

E que elegância, a do Senhor Horácio!!!! 5***** :)

Anónimo disse...

Nem sempre os amigos têm razão ;)

Cristina P.

Unknown disse...

Concordo tanto com o 1º comentário!

E que elegância a deste senhor!! (:

xoxo*

tilida5ever design disse...

Um ofício em vias de extinção!Infelizmente...

Ana Cristina Milheiro disse...

Acho que foi uma bela ideia este titulo, e por várias razões.
Uma delas é nos lembrarmos que este é um ofício em vias de extinção, para não afirmar mesmo Extinto.
O que é pena.
Acho que o importante é acreditarmos realmente em nós, mesmo nas ideias que pareçam mais absurdas aos outros, mesmo que os "outros" que sejam os nossos amigos!!
Adoro o ar fraternal do Sr. Horácio!!
Gostei muito
Cris

Fatima disse...

O alfaiate Lisboeta é uma ideia brilhante.
Espreito os posts em silêncio, mas não prescindo da vsita.
Abraço e continuação de postagens assim, parvas como dizem os amigos.
(Creio que eles se enganaram, redondamente quando se referiram à ideia da criação deste blog...)
Abraço

Ana Lúcia disse...

Ainda bem que foi para a frente com a "ideia parva" com um nome giro!!

Anónimo disse...

Uma foto que faz juz ao nome do blog..e melhor não podia haver.

Anónimo disse...

As vezes os amigos sao mesmo parvos.
Ainda bem que o blog foi para a frente porque a ideia foi genial e o conteudo e' excelente!

Anónimo disse...

Para o meu gosto pessoal, este senhor apresenta-se irrepreensivelmente. Do comprimento das calças e mangas, à coordenação de cores, passando pelos sapatos, largura das lapelas, botões do casaco de malha e lenço de bolso... imaculado!
Até agora, é o meu fotografado favorito.

GC

DamaDespadas disse...

Que giro o Sr Horácio!! Ele sabe que está aqui a ser apreciado? :)

Anónimo disse...

9

Joana Miranda disse...

Ainda bem que essa ideia parva com um nome giro não foi por água abaixo, este blog para mim serve muitas vezes de fonte de inspiração :)

Bom trabalho e boas fotografias!

Anónimo disse...

Ideia catita, Alfaiate. O blog é um divertimento. Continue.

Abraço

Budymary disse...

O senhor Horácio tem muita pinta!

Ana Arnaut disse...

Alfaiate, os amigos às vezes só servem para complicar...:) Os meus pais tinham um amigo alfaiate em Portimão. Eramos visitas habituais na alfaiataria no mês de Agôsto quando estavamos de férias por aquelas bandas. Eu adorava o cheiro, o manequim com o blazer cheio de alinhavos brancos a ser construido e o meu querido Sr. Pires com o giz atrás da orelha e o cigarro no canto da boca. Hoje voltei lá através deste post. Muito obrigada

Anónimo disse...

Com certeza que é uma boa ideia e gosto imenso de cá vir. Mas o seu a seu dono: não é uma ideia original. A ideia original nasceu em NY num blogue chamado Sartorialist.

José Cabral disse...

Anónimo,

ninguém aqui disse que era a original (e encontra neste blog referências). em todo o caso se for perspicaz percebe as diferenças. e fica a saber que o Sartorialist não é a 1ª publicação de streetstyle, é provavelmente a melhor mas não a primeira

HUMBERTO SAAR disse...

ACHAR O SUPER SENHOR HORÁCIO POR AQUI E FANTASTICO , BOM MENINO SEMPRE COM BOA DISPOSIÇÃO E SIMPATIA QUE DINHEIRO DESTE MUNDO NÃO PAGA !!!!! GRANDE HOMENAGEM ANOMINA !!!

PARABÉNS PELO BOM GOSTO !!!!!

HUMBERTO SAAR
HUMBERTOLISBOA2010@HOTMAIL.COM

rv disse...

parabéns eo sr.Horácio pela luz q irradia e ao fotógrafo q a soube captar

Anónimo disse...

Fa deste blog. Parabens!

Anónimo disse...

Obrigado Sr. Horácio. :)
Sofia

Joana Paraizo disse...

o sr Horácio tem 'só' a loja mais bonita de toda a Lisboa.
Parabéns pelo blog e pelo consequente sucesso :) Adoro
x

D disse...

Fantástico! Este senhor é um verdadeiro "SENHOR" :)

GLR disse...

gosto imenso do blog.
só uma pergunta,esta foto é tirada no larga da Graça,ou estou errado?

paulo L. disse...

E Tirada no Largo da Graça sem duvida ,alias o Snr Horacio e uma figura que todos nos que moramos no Bairro da Graça conhecemos e admiramos.

Raquel Sousa disse...

Alfaiate lisboeta é nome giro, uma ideia fantástica :)

Anónimo disse...

ninguem fala do João, que à tantos anos dá de si a esta loja, é daquelas personagem, que só abrindo descobrimos quem realmente está lá dentro e o quanto pode transmitir...