sexta-feira, 13 de julho de 2012

A minha Bossa Nova

O meu Bossa Nova

Heloísa Eneida Menezes Pães Pinto Pinheiro. Foi ela a famosa Garota de Ipanema que encantou o Jobim e o Moraes, o Brasil e o resto do mundo. “Ela tinha 18 anos, a garota de Ipanema, tão bela, tão simpática” recorda mais tarde o Vinicius, numa actuação em Milão (minuto 2:30)“Lembra Tom?” insiste. “Quando passava na frente do bar, tomávamos... um aperitivo”. “Aperitivo?” pergunta o Jobim (num tom sério de quem não quer ser levado a sério). E o Moraes faz que sim com a voz e com a cabeça, ao mesmo tempo que segura o microfone com uma mão e pousa a outra no piano onde toca o amigo (que esboça um sorriso, como quem desfruta também do charme com que aquele brasileiro velho presenteia a plateia). Não é um cromo qualquer a tentar debitar umas palavras em italiano. É o Moraes, o Vinicius de Moraes, a partilhar, num latim escorreito, a razão de ser da lírica mais conhecida da Bossa Nova. “Nós a acompanhávamos até o mar” lembra ele – antes de retomar aquele célebre refrão em uníssono com o Jobim – naquele tom meio saudoso meio malandro que a um homem daquela idade confere um encanto tão especial.

Não as acompanhei ao mar mas escutei, já de costas, uma delas perguntar às demais “vamos à água?”. Talvez um dia recorde com os meus amigos, sem piano nem italiano, “aquelas miúdas que fotografei na praia”. Não importa. A questão é... será que alguém levou o Tom Jobim e o Vinicius de Moraes à Praia Grande?

33 comentários:

Gija disse...

Tivéssemos nós um Tom Jobim e um Vinicius de Moraes e poderiam muito bem ter feito uma música chamada "as miúdas da Praia Grande", concerteza elas eram merecedoras de tal honra, tal é a beleza e vivacidade que demonstram nesta tua foto fantástica!!

Anónimo disse...

Manas Patrocínio?

Maria João disse...

É isto que eu gosto. Não precisávamos de palavras para ficarmos encantados com estas garotas da Praia Grande. Mas você consegue surpreender-nos e acrescentar valor a uma foto tão linda. Parabéns

Juanna disse...

Ai as praias de Portugal, as praias do meu Portugal... tendo eu já visto tantas pelo mundo fora, continuo a dizer que as minhas (de nós todos) são de cortar a respiração.

Anónimo disse...

parece.me a Carolina Patrocinio!!está em todas1!

O disse...

Foco da lente errado...para mim...

TwinManiacs disse...

Sublime, às vezes a simplicidade de uma fotografia torna-a mais genial do que qualquer outra.

Já seguimos o blog à algum tempo e tem-se tornado uma fonte de inspiração também para nós e para o nosso blog.

Joana e Beatriz
http://www.twin-maniacs.blogspot.pt/

Luiz Eduardo disse...

Na areia dourada de Ipanema, com vento e muitas garotas... As garotas de Ipanema de Vinicius e Jobim ( que amo tocar ao piano ) são de todo o mundo.. São Anas, Joanas, Marias, Vanessas.. São da Praia Grande aí, de Ipanema, Ilha Bela, aqui no Brasil, e tantas praias..
A beleza do sorriso por estar sob o sol, por bronzear os corpos, e elas se vão, balançando feito onda no mar, a nos enfeitiçar por aí...
Belas... muito belas tuas garotas Zé. Parabéns.
#
Eduardo.

Anónimo disse...

Podemos nao ter um Jobim ou um Moraes mas temos-te a ti grande Alfaiate! Excelente!

Anónimo disse...

Gostei. Bonito texto.

Lauren@Styleseer disse...

Just beautiful. I'd expect to see this one in a glossy fashion or travel magazine!

at.home.ideas disse...

Muito gira a foto*

http://at-home-ideas.blogspot.pt/

RuiQ disse...

Foto fantástica, texto ainda mais fantástico!

Rui
ComVistaMar

Anónimo disse...

as manas patrocínio! muito bem

MafaldaR disse...

Mais do que a fotografia (não retirando a frescura das miúdas), o texto arrepiou-me e transportou-me para outro sítio qualquer onde simplesmente me senti bem! Já vejo o teu blog há imenso tempo mas desta vez teve outro encanto e acho que se fosse ao contrário ia gostar de saber que é sempre uma boa surpresa abrir o teu blog! É uma lufada de ar fresco! Keep on the good work!

Ana Carneiro disse...

Adorei o texto! é realmente uma pergunta para a qual será difícil encontrar resposta...
muito gira a foto!

My Own Project

S* disse...

Mas que bonitas, imagem refrescante.

aninhasbarreto disse...

Fiquei apaixonada pela simplicidade com que escreve! Não sei... Como se do nada se tratasse e do nada escrevesse, mas tudo conseguisse dizer. Já para não falar das fotografias. A-D-O-R-O!

Sofia disse...

Óptimo texto!

http://insofiashoes.blogspot.pt

Anónimo disse...

Brutal...
miss it so much!
Ab, JC

Elivpalma disse...

E desta vez resolvi comentar. Não tanto pela fotografia mas pelo texto e pela descrição, de tal video que conheço e que (re)vejo tantas vezes pelo youtube.
Engraçado como a maneira como escreve me capta sempre a atenção e tantas vezes que vez pensar e até mesmo me identificar. Relembro o texto que escreveu acerca da sua irmã. Também eu senti, e sinto, o mesmo.
Parabéns pelo blog, pelas palavras e pela inspiração.

Déa disse...

Que delícia ver os sons do nosso Bossa Nova permeando a poesia de imagens e palavras que constrói por aqui!
Um beijo ;)

Tamborim Zim disse...

Quem me dera tê-lo feito. Jobim= beleza. E o Rio...incomparável.

Unknown disse...

as garotas da Praia Grande, lindas! Mas o que mais me intriga é como consegues deixar as pessoas tão à vontade apesar da proximidade da lente, até estarem 'a jeito' de serem fotografadas...qual é o truque?*

Anónimo disse...

parecem as manas Patrocínio

Zé Carlos disse...

Naquele tempo, Tom e Vinicius juntaram uma bela melodia à uma poesia simples, mas cheia de graça. No tempo em que cresci, só de 1984, ser gentil é quase heresia e escrever poesia para uma menina que vimos na praia é caso de enforcamento, nós é (era) mais: "GAJAS BOAS" :)

Linda imagem meu. Parabéns.

Diogo Marques disse...

Simplesmente beleza natural...lindas.

Anónimo disse...

A imagem já nos chegava e sobrava mas você tinha que fazer de tudo isto ainda mais especial. Por algum motivo ainda não me cansei deste blog. "Fica difícil assim";)

Jac P disse...

Seu trabalho me emociona... arrepia!
Sou do Rio e Tom Jobim é um patrimonio de toda a humanidade, mas concordo quando disseram aqui que tu és, igualmente, um talento de emocionar.
Belissimas: foto e palavras.
Adoro esse blog.
é mesmo um sopro de ar!!!
Um beijo bom

Photosniper disse...

É tão fácil cantar a beleza (no feminino)!
Mas são tão poucos os iluminados que o fazem com maestria (como você)
Parabéns.

Happy Brunette disse...

Ohhh fiquei deliciada pela foto, mas depois ao ler o texto ao mesmo tempo que ouvia a música a coisa tem outra dinâmica :)
Parabéns, gosto tanto de passar por cá!
As Patrocínio são mesmo giras ♥

João Mota disse...

Todas dignas de serem lindas garotas de Ipanema, mas melhor ainda da Praia Grande : )

Anónimo disse...

Viva a bossa e a beleza que a batida dela faz do cenário, aqui, aí ou em qualquer lugar. Beijo, Leticia.