segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Três anos de uma cena tosca

3 anos


Liguei ao Gonçalo. Liguei ao Gonçalo porque não sabia como abordar um estranho. Liguei ao Gonçalo porque sabia que, se naquele dia saísse para rua para fazê-lo, estava condenado a fazer figura de parvo. Mas acima de tudo liguei ao Gonçalo porque sabia que para ele pouco importava se muita ou pouca gente haveria de ver aquela fotografia. Pouco lhe interessava se o blogue haveria a ser bem ou mal visto, bem ou mal comentado. Liguei-lhe. E foi assim que o blogue começou. Da forma mais tosca que um blogue deste género poderia ter começado. Porque os blogues deste género costumam estrear-se com fotografias nas semanas da moda de Paris, Milão, Londres ou Nova Iorque. Este blogue começou com um retrato dum amigo meu contra o portão da biblioteca de Telheiras.

O mais giro de tudo isto é que nada mudou. Parecíamos os mesmos dois anormais de há três anos atrás. Ele ria-se, eu debitava umas teorias estúpidas sobre aquela que deveria ser ou deixar de ser a postura dele. Os mesmíssimos anormais de há três anos atrás. Com mais umas entradas, umas rugas e, eventualmente, com um mais uns quilos também. Mas a biblioteca estava aberta e não nos deram autorização para fechar o portão. Mas uma coisa é um gajo tosco a assinar um blogue tosco. Outra coisa é esse gajo não ser obcecado por ele. Porque até as coisas toscas como este blogue necessitam de um pouco de obsessão para fazerem sentido a quem as faz. E por isso voltámos lá na manhã seguinte. Antes dos utilizadores, dos funcionários ou dos seguranças. Os mesmíssimos anormais de há três anos atrás. Com mais umas entradas, umas rugas e, eventualmente, com mais uns quilos também. E é por isso que ainda cá estou. Porque pouco ou nada mudou. Porque eu ainda encontro graça em explicar, perante um esgar desconfiado, que raio vou fazer com a fotografia. Porque ainda me rio quando me liga um amigo de infância a perguntar “então pá, fotografaste a minha irmã?”. Porque ainda sinto um regozijo tolo quando me cruzo com alguém que já fotografei noutra rua, cidade ou país. Porque ainda sinto prazer em ler os e-mails das pessoas que acham que mereço 5 minutos do seu tempo para me mandarem um abraço e um parágrafo simpático. E esse é talvez o meu maior orgulho. É que tudo está na mesma. Porque continuo sem perceber nada de fotografia ou moda. Porque tenho um amigo que continua a achar que só escrevo merda. Porque tenho uma irmã que continua sem ligar um cu àquilo que faço.

Mas o mais bonito... o mais bonito deste blogue é que ele só existe por vocês lhe encontram uma razão de existir. E sabem porquê? Porque nada mudou. Claro que há coisas que mudam. O som dos Radiohead muda, a Revista do Expresso também. Os nossos amigos mudam. Mas os Radiohead continuam a ser os Radiohead, o Expresso continua a ser o Expresso e os nossos velhos amigos, independentemente do novo cargo ou na nova namorada, continuam também a ser eles mesmos - os nosso amigos de sempre. E foi apenas isso que passou – o tempo. O resto permanece como era. Tanto assim é que este texto começa com um parágrafo que escrevi há dois anos e o parágrafo presente segue – a partir da próxima linha – com um excerto que escrevi há precisamente um ano atrás. Porque por melhor ou pior que seja este blogue, a sua qualidade (ou falta dela) não reside no seu valor per si. Ela é achada somente naquilo que cada um de vocês lhe reconhece. Porque nada do que aconteceu na minha vida por via deste blogue se deu porque as minhas fotografias são giras ou os meus textos engraçados. Aconteceu porque vocês lhes encontram esses atributos. Aconteceu porque vocês, gostem muito ou pouco, digam bem ou mal...aconteceu porque vocês os vêm aqui consumir. Ver, ler, louvar ou criticar. E mais importante ainda porque insistem em comentar o que por aqui se passa com os colegas, com os amigos, ao almoço ou ao jantar. Não vos vou agradecer por cá virem. Não vos vou agradecer por cá regressarem. Agrada-me que o façam mas não me vejo incumbido de vos gerar qualquer contrapartida por isso. Agradeço-vos sim por aquilo que me fazem sentir. De forma mais ou menos expressa, mais ou menos óbvia. Sinto que me dizem que isto faz sentido, que isto tem um sentido. Sinto que me pedem para continuar. Porque como me disse uma vez uma amiga “Pedir...não é necessariamente no sentido literal, pedir para mim é criar a ilusão no outro que não há outro lugar. Que tu és o lugar, entendes? Isso também é pedir.” E por isso, por criarem essa ilusão em mim, por me fazerem sentir que este é “o lugar”, por isso sim...por isso vos agradeço

E o mais bonito é que este meu grande amigo que – faz três anos agora – se deixou fotografar para este blogue me disse um dia:
Porque esse orgulho é o mais bonito retorno que me podem dar. O orgulho do Gonçalo e de muitos outros que aqui aparecem. O orgulho que, por si mesmo, faz com que este autor tosco encontre um sentido nesta publicação tosca. A tal publicação cujo o seu tosco autor um dia, um bocado amedrontado com a ideia que se tinha comprometido a levar a cabo, ligou a um bom amigo e pediu-lhe:
- Gonçalo... Importas-te que te fotografe? Prometo que não te tomo muito tempo. Não te importas que te fotografe, pois não?

57 comentários:

dg disse...

nada tosco, e bem sereno, este texto: "porque eu ainda encontro graça em explicar, perante um esgar desconfiado, que raio vou fazer com a fotografia."

um grande abraço, dg

Emília Pam disse...

Posto isto, os meus parabéns pelo blogue! *

Sofia Gouveia Pedro disse...

Ainda me lembro de estarem no mesmo sitio há 3 anos atrás e eu à vossa espera :P Confesso que quando me falaste nessa ideia nunca pensei que fosse ter o sucesso que está a ter! Estás de parabéns Zé. Mas desta vez o gongas já não está de calções... ahahahah. beijinhos

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo teu blog, Zé! Parece que já passaram tantos anos e afinal foram só três! Desejo que continues a mostrar-nos coisas diferentes e a dar-nos momentos de alegria (e com muitos textos!!)

Anónimo disse...

Parabéns José "Alfaiate"...o seu blog não tem nada de tosco! É uma delicia visitá-lo!
D

Johnny disse...

E que venham mais anos de blogue. Parabéns, o conceito está genial.

Anónimo disse...

Obrigado Zé, por este blog de que passei a ser leitor assíduo e não apenas por ter sido um dos "sortudos" encontrados na rua.
J

Mirsa disse...

Concordo plenamente,continuam os mesmos anormais de à três anos atrás! O blogue, por seu lado, em três anos tornou-se genial e esperamos ansiosamente por saber o que nos reservam os próximos três!

Abraço,

Mirsa

Rita V disse...

nada mudou e nada poderá mudar!
a obsessão não é só sua!
...e só assim faz sentido

Francisco Maia disse...

Embora o Gonçalo pareça ter envelhecido 10 anos, diga-se que afinou bastante o seu sentido de estilo.

Anónimo disse...

Mereces isto e muito mais.

Alfaiate, desejo-te um feliz 2012 cheio de coisas boas.
Um abraço apertado daqueles que dão vontade de partir os ossos.


Elena*

Ayres disse...

Ganda pintas o Gonçalo:)

Espero que os próximos três anos tragam o triplo do sucesso já adquirido!

Parabéns Zé e parabéns Gonçalo, afinal foste o primeiro desta aventura!

Tiago Marques disse...

Parabéns pelo fantástico trabalho que tens vindo a desenvolver nos últimos 3 anos!

Nessuno disse...

Já te agradeci a ti, portanto resta-me agradecer ao Gonçalo =)

Mary disse...

Um lugar que gosto de espreitar e sorrir.. acredito que o prazer que te dá continuar nele passa para quem te espreita!
Eu e algumas amigas gostamos tanto que na última visita à capital desejamos que a tua máquina estive na nossa mira.. Não aconteceu, mas foi muito bom dar umas belas gargalhadas e fazer algumas possíveis poses!! Pura felicidade com este lugar no pensamento..
Parabéns!!

Isabel I disse...

É por causa desta cena deste bloguista, que esta tosca comentadora que não percebe um cú de moda nem de fotografia e que já tem idade para ter juízo, aqui vem espreitar todos os dias. Obrigada Alfaiate. Bom Ano!

POC disse...

Se ser diferente e original é ser tosco, sejamos todos.
É diferente e a corrente de seguidores é enorme: não há dúvidas, é para continuar, mais 3 vezes 3.

Bom Ano,

http://simaoescuta.blogspot.com

Joana de Carvalho Belo disse...

sabes que nunca tinha comentado até aqui, mas desta vez achei que tinha mesmo de o fazer porque os dois merecem... :)
Dou-te os parabéns por teres conseguido criar este fenómeno Zézinho, garanto-te que mereces e vais continuar a crescer, disso tenho a certeza absoluta! Entretanto tenho que te dizer também que não és só tu que estás "babado", o Gonçalo apareceu cá em casa depois da vossa sessão fotográfica a dizer "nem acreditas, acabei agora de tirar a fotografia comemorativa do 3ºaniversário do blog do Zé" com o maior orgulho que se notava tanto no rosto como na voz, o tal orgulho de ser "o primeiro" e na realidade isso ninguém lhe tira (tem toda a razão)... uma excelente escolha, óptimo resultado e o melhor de tudo ligação PERFEITA entre machos lol
tudo isto para te dizer: obrigada a ti Zé que nos proporcionaste as melhores fotografias e os melhores momentos*beijinhos

Sílvia Pereira disse...

Parabéns Zé! Que continues aqui por muitos mais! <3

Anónimo disse...

... muitos muitos parabéns!.. Obrigado pelas risadas e pela boa disposição sempre presente nas fotos e nos textos que lhes dão ainda mais vida!... eu continuarei na esperança de te encontrar por aí (que é coisa que penso sempre que dou um saltinho a lisboa e vejo alguem de máquina em punho ah ah) e de um dia conhecer e testemunhar a tua "tosquice"! Beijinhos a ti e claro ao Gonçalo

teetee

Javier Divisa disse...

He intentado leerlo con el traductor de google y me he hecho un gran lío, pero puedo decir que esas cosas hechas desde la espontaneidad, el amor al arte y la amistad llegan lejos y salen bien, igual que esta historia del alfaiate. Feliz año.

Anónimo disse...

Para terminar assim um texto tal bonito e, sobre a tua sinceridade sobre o «anormal» que achei o máximo! Só falta uma coisa!

E se tirasses uma a ti com o teu amigo?

: )

Fica bem

Continua a clicar nesse botão de registos!

Maggie de Azevedo Godinho disse...

Parabéns Zé!!
Keep going on!!
Beijinho
Maggie

C A disse...

Parabéns Zé!

AC

Botão disse...

Serei apenas mais uma a dizer as mesmas palavras, mas não importa: Maravilhoso! Que este blog continue e que a criatividade nunca te falte! Leio-te há imenso tempo, e é uma lufada de ar fresco sempre que recebo uma notificação de nova interacção por estas bandas!
Muitas felicidades!!!
Beijinhos!

Anónimo disse...

É por merdas destas e fotos assim que continuo a voltar aqui, como um pequeno drogadolas destentado à procura da próxima dose.
Até à próxima.

Ana A. disse...

Com mais umas entradas, umas rugas e, eventualmente, com um mais uns quilos também.
E com mais estilo e um melhor gosto também.

Mery disse...

Un texto espectacular..... Siempre nos sorprendes y consigues "engancharnos"...
Felicidades, y que esto solo sea el comienzo de algo grande, muy grande.

Anónimo disse...

De tosco, nada tem! Tem sim muito de verdade imediata. E se um dia te cruzares comigo e achares que um "boneco" de mim mesmo preenche algum deste teu espaço, estás à vontadinha... amanda-lhe!

Paulo Guimarães disse...

parabéns zé

é para vermos como as coisas mudam (do teu olhar ao modo como o gonçalo declina o guarda fatos, passando pela nossa contribuição para esta conversa a que se chama estilo)que todos voltamos aqui. para a frente é que é caminho...

grande abraço

Anónimo disse...

olá Zé!
parece impossível... 3 anos!
parabéns e continua o bom trabalho.
Parabéns também pelo bom gosto e sensibilidade do teu trabalho (que é tudo menos tosco).

Rita G.

Unknown disse...

Zé, este texto foi delicioso, o palavreado tosco apimentou-o ainda mais!
Parabéns pelo post, pela fotografia, pelo blog... e pelo sucesso! ;)

Vemos-nos por aí! Bom ano :)

Bisou*
IV
http://www.ivaniadiamond.com/

Unknown disse...

Zé, este texto foi delicioso, o palavreado tosco apimentou-o ainda mais!
Parabéns pelo post, pela fotografia, pelo blog... e pelo sucesso! ;)

Vemos-nos por aí! Bom ano :)

Bisou*
IV
http://www.ivaniadiamond.com/

Tania disse...

Pura sensibilidade sempre. Parabéns!Feliz 2012!

Ana Duarte disse...

Parabéns pelas fotos, parabéns pelo texto e parabéns por tudo continuar na mesma.

smile in high heels disse...

é isto que eu adoro neste blog.. a honestidade com o leitor. a fotografia a falar connosco quase a querer falar. A sensibilidade do blog. adoro

Maria disse...

Boa Alfaiate! És tosco... Não sei... Não sabes tirar fotografias... Não sei.... Mas tens carradas de talento. E muito olho. És de Lisboa, mas podias ser de Olhão e jogar no Boavista! Vou te seguir na Revista do Expresso. Fiquei contente por lá estares. E um dia vais me encontrar e pedir para me tirares uma fotografia. O que mais gosto é que estás na mesma e não te subiu à cabeça! Beijo da Maria

Milty Flinn disse...

J´adore votre mots¡¡¡
Parabéns¡¡¡

www.miltyflinn.blogspot.com

Maria Romão disse...

Parabéns pelos 3 anos de tosquice!

João Roque disse...

Parabéns pelo blog e pelo terceiro aniversário do mesmo.
Que muitos mais haja...

Anónimo disse...

Ainda bem que nada mudou caso contrário podíamo-nos arriscar a não estar a ler este magnifico texto! Claro que as fotos tb são sempre lindas com pessoas aparentemente interessantes, bem dispostas e com fair play, por isso, não importa o quanto figura de parvo faças, afinal, como tu próprio dizes, este é um blog sobre pessoas e não sobre moda.
Resumindo, parabéns, que venham mais três, mais seis, mais doze, quantos mais te apetecer e te der prazer e um obrigado do tamanho do mundo por partilhares.
Bjocas
Cati

Heriwen disse...

Gosto desta tosquice, continua. Sorriso*

ana disse...

engraçado dizeres que a tua irmã não liga um cu ao que fazes, porque o belo texto que fizeste sobre ela e o seu casaco encarnado permanece ainda hoje na minha memória. parabéns.

Sol disse...

Parabéns pelos 3 anos do blog!! Eu sei que não sei muito português mas não acho nada tosco no seus textos!! Só acho em seus palavras a delicia da lingua portuguesa que tanto amo e tento aprender. Também vejo um pouquinho da sua alma e adoro você por compartilhares conosco tus leitores!!

Parabéns!

Anónimo disse...

Bom texto.

Anónimo disse...

Muito bem!Gosto muito,continua autêntico Zé :)

Pipa disse...

Muitos parabéns! Porque sempre que visito este blog vem-me sempre à cabeça a noção de que uma imagem valem mil palavras! Excelente bom gosto! Um olho clinico para o diferente e bonito! Muitos parabéns! Muitos anos de vida!

Bea disse...

Parabéns pelo blog..

Bea

Fal disse...

Querido, aqui no Brasil amamos seu blog. É delicioso, delicado, bem escrito e doce. Muitos beijos de São Paulo. Fal

Moça disse...

Podia debitar 1001 adjectivos lindos de morrer, mas não o vou fazer. Parece-me que o mais adequado a partilhar é OBRIGADA!

Susana Gomes disse...

Parabéns! A passagem do tempo assegura a consistência do que se faz. É tb com ela que um blogue reforça o seu carácter e se afirma.
E assim se segue em frente, sempre melhor. :)

KATEFP Fashion and Lifestyle disse...

So but so good!

Parabéns Zé! Quando o nosso blog for grande queremos ser como tu :)

Ana Cristina Milheiro disse...

Parabéns!! Por estes três "toscos" anos!!!

Gostei, gostei e gostei!!!

Cris

Anónimo disse...

Continua assim, porque quando fazemos o que realmente gostamos dá nisto... Para além disso mesmo que ninguem visse o teu blog que seja pelo prazer que te dá. Continua.

Anónimo disse...

parabéns uma, outra e muitas vezes.
bem e o ser tosco é q lhe confere esse bom gosto e delicio-me de todas as vezes q o visito :)

Moira disse...

Eu não percebo nada de moda, talvez por isso goste tanto deste blog, em que as fotos não necessitam de textos, as pessoas são genuínas e as palavras, quando aparecem são como a cereja no topo do bolo.
Parabéns!
Moira

Anónimo disse...

Adoro este projecto do Alfaiate Lisboeta. Sigo-o sempre que posso. Fotografias instantaneas fabulosas, textos super bem conseguidos e este modelo - Gonçalo - que eu conheço desde pequenino...ele está o máximo num jeito muito próprio que quem o conhece... reconhece!!! ;-))Parabéns ao autor do blogue e parabéns aos modelos em geral ;-)