quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009

A canadiana



A canadiana é uma peça que merece, só ela, um dossier inteiro com diferentes modelos e cores. A seu tempo terá aquilo a que tem direito, por enquanto vou recolhendo espécimes. Este foi o 1º

segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009

Um alemão em Letras

13 - Um alemão em Lisboa

Fui assistir à defesa da tese de mestrado de um amigo. Durante a arguição tive tempo suficiente para reparar em todos os que lá estavam comigo. Achei que este senhor tinha qualquer coisa de especial. Quando o abordei recordou-me apenas que tivesse cuidado com o que escrevesse. Garanti-lhe que me limitava a fazer um ou outro apontamento sobre os mesmíssimos motivos que me levavam a fotografar pessoas, o que, necessariamente, resultaria sempre em comentários lisonjeiros. Acedeu com este sorriso

sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009

O casaco de malha

12 - Casaco de malha

Bernhard Roetzel enuncia em O Gentleman três vantagens distintas relativamente à camisola. “Pode abrir-se e assim regular a temperatura, vestir-se e despir-se sem desmanchar o penteado ou tirar os óculos do nariz e, habitualmente, existe um pequeno bolso para cigarros, chaves ou trocos”. Em miúdo achava que era peça de roupa destinada exclusivamente a velhos. Hoje, já com pouco cabelo para despentear, percebo a sua versatilidade. H&M e PG parecem concordar. É fácil encontrá-los em malha ou algodão, lisos, às riscas ou em losangos.

terça-feira, 20 de Janeiro de 2009

Gola azul-bebé

11 - Gola alta azul bebé (2)
11 - Gola alta azul bebé (1)

Nunca usei gola alta. Mas nem sempre não se gosta daquilo que não se usa (tal qual esta gola alta...)

segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

No Camarim da Tóbis



Boinas há muitas. Já o plastrão* não é um acessório tão fácil de encontrar. Para quem gostava de ter mas não sabia por onde começar a procurar.

* do francês plastron

sexta-feira, 9 de Janeiro de 2009

quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009

Cloche azulão

8 - Cloche azulão (1)
8 - Cloche azulão (2)



Anos 20
O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou circunscrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o "cloche"*, enterrado quase até aos olhos.
* sino, em francês

segunda-feira, 5 de Janeiro de 2009

domingo, 4 de Janeiro de 2009

Colete+lenço+mola

6 - Colete+lenço+mola

Três elementos caídos em desuso. Os mesmos três elementos que tornam este senhor tão especial (para quem acha que vestir bem se resume a seguir tendências...)

sexta-feira, 2 de Janeiro de 2009

Mr. Stripes

5 - Mr. Stripes

Tirei esta fotografia antes mesmo de ter escrito o texto introdutório. Mas quando o escrevi foi precisamente neste Mr. Stripes em quem me inspirei.

San Giorgio

4 - San Giorgio (1)
4 - San Giorgio (2)

Há quem trabalhe em Londres e compre aqui os seus fatos e há quem ligue de Istambul a saber se a loja está aberta.
Ao Largo da Graça.

Sr. Charmoso

3 - Sr. Charmoso

As botas vieram de Nova Iorque mas o coelho (e o charme)... esses são bem portugueses

Vestido para a rua

2 - Vestido para a rua (1)
2 - Vestido para a rua (2)

Ano novo, calções novos

1 -  Ano novo, calções novos

Porque é que o uso de calções haverá de ser prerrogativa de crianças e escuteiros?

quinta-feira, 1 de Janeiro de 2009

Biografia

O casaco desportivo

José Cabral nasceu em Lisboa em 1980. Estudou Sociologia e trabalhou alguns anos no sector financeiro. Em 2009 criou o blogue O Alfaiate Lisboeta onde começou escrever e a publicar retratos que fazia pelas ruas de Lisboa.

Desde aí começou a fotografar noutros países e em 2010 estreou uma coluna no diário internacional Metro, em 2011 na Vogue online e, durante o ano de 2012, na Revista do semanário Expresso onde assinava uma página de opinião. Foram também, por diversas ocasiões, publicadas imagens suas no New York Mag e em muitas outras publicações internacionais. Para além da versão portuguesa, tem também versões inglesas, espanholas e chinesas do seu blogue.
O seu trabalho chega a diversos países como Espanha, Alemanha, Rússia, Brasil, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, ou China onde se podem encontrar artigos, intervenções ou até exposições do seu trabalho.
Em 2012 concebeu e assinou na totalidade a campanha Lisboa somos nós para a Câmara Municipal de Lisboa onde, pela primeira vez a nível mundial, imagens de um blogue eram usadas como face de uma campanha institucional. Em 2013 criou, também para a CML, a campanha o meu futuro é Lisboa.
Foi também escolhido para fotografar a campanha do Instituto do Sangue e da Transplantação (Ministério da Saúde) e várias campanhas para multinacionais como a H&M, a Nike ou a Sonae Sierra.
Em 2011 foi distinguido com o Fashion TV Award para a Melhor Comunicação Digital e em 2012 publicou em livro homónimo do blogue O Alfaiate Lisboeta. Foi o Embaixador da Rota da Moda para a primeira edição da Lisbon Week e é, desde 2013, membro do Conselho Assessor da ESNE (Escola Superior de Desenho e Inovação) de Madrid