quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Biografia

O casaco desportivo

José Cabral nasceu em Lisboa em 1980. Estudou Sociologia e trabalhou alguns anos no sector financeiro. Em 2009 criou o blogue O Alfaiate Lisboeta onde começou escrever e a publicar retratos que fazia pelas ruas de Lisboa.

Desde aí começou a fotografar noutros países e em 2010 estreou uma coluna no diário internacional Metro, em 2011 na Vogue online e, durante o ano de 2012, na Revista do semanário Expresso onde assinava uma página de opinião. Foram também, por diversas ocasiões, publicadas imagens suas no New York Mag e em muitas outras publicações internacionais. Para além da versão portuguesa, tem também versões inglesas, espanholas e chinesas do seu blogue.
O seu trabalho chega a diversos países como Espanha, Alemanha, Rússia, Brasil, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, ou China onde se podem encontrar artigos, intervenções ou até exposições do seu trabalho.
Em 2012 concebeu e assinou na totalidade a campanha Lisboa somos nós para a Câmara Municipal de Lisboa onde, pela primeira vez a nível mundial, imagens de um blogue eram usadas como face de uma campanha institucional. Em 2013 criou, também para a CML, a campanha o meu futuro é Lisboa.
Foi também escolhido para fotografar a campanha do Instituto do Sangue e da Transplantação (Ministério da Saúde) e várias campanhas para multinacionais como a H&M, a Nike ou a Sonae Sierra.
Em 2011 foi distinguido com o Fashion TV Award para a Melhor Comunicação Digital e em 2012 publicou em livro homónimo do blogue O Alfaiate Lisboeta. Foi o Embaixador da Rota da Moda para a primeira edição da Lisbon Week e é, desde 2013, membro do Conselho Assessor da ESNE (Escola Superior de Desenho e Inovação) de Madrid.
Em 2014 fundou e lançou o J. LISBON, inovadora loja online dedicada inteiramente ao vestuário masculino