José Cabral nasceu em Lisboa em 1980. Estudou Sociologia e trabalhou alguns anos no sector financeiro. Em 2009 criou o blogue O Alfaiate Lisboeta onde começou escrever e a publicar retratos que fazia pelas ruas de Lisboa.
Desde aí começou
a fotografar noutros países e em 2010 estreou uma coluna no diário
internacional Metro, em 2011 na Vogue online e, durante o ano de 2012,
na Revista do semanário Expresso onde assinava uma página de
opinião. Foram também, por diversas ocasiões, publicadas imagens suas no New York Mag e em muitas outras
publicações internacionais. Para além da versão portuguesa, tem também versões
inglesas, espanholas e chinesas do seu blogue.
O seu trabalho
chega a diversos países como Espanha, Alemanha, Rússia, Brasil, Estados Unidos,
Coreia do Sul, Austrália, ou China onde se podem encontrar artigos,
intervenções ou até exposições do seu trabalho.
Em 2012 concebeu
e assinou na totalidade a campanha Lisboa
somos nós para a Câmara Municipal de Lisboa onde, pela primeira vez a nível
mundial, imagens de um blogue eram usadas como face de uma campanha
institucional. Em 2013 criou, também para a CML, a campanha o meu futuro é Lisboa.
Foi também
escolhido para fotografar a campanha do Instituto do Sangue e da Transplantação (Ministério da Saúde) e várias campanhas para multinacionais como a H&M, a Nike ou a Sonae
Sierra.
Em 2011 foi
distinguido com o Fashion TV Award para a Melhor Comunicação Digital e em 2012
publicou em livro homónimo do blogue O
Alfaiate Lisboeta. Foi o Embaixador da Rota da Moda para a primeira edição
da Lisbon Week e é, desde 2013, membro do Conselho Assessor da ESNE (Escola
Superior de Desenho e Inovação) de Madrid.
Em 2014 fundou e lançou o J. LISBON, inovadora loja online dedicada inteiramente ao vestuário masculino e é, desde 2016, o fundador da marca CAIÁGUA.
Em 2018 voltou a colaborar como colunista na imprensa nacional. Assina a página You talking' to me? na GQ Portugal.
Em 2014 fundou e lançou o J. LISBON, inovadora loja online dedicada inteiramente ao vestuário masculino e é, desde 2016, o fundador da marca CAIÁGUA.
Em 2018 voltou a colaborar como colunista na imprensa nacional. Assina a página You talking' to me? na GQ Portugal.