domingo, 31 de janeiro de 2016

domingo, 3 de janeiro de 2016

7 anos. Passaram 7 anos...



Passaram 7 anos desde que iniciei este blogue. 7 anos são muitas fotos, muitas pessoas abordadas, muitas conversas, muitos posts. 7 anos à escala desta época são quase História. Não estou a sugerir que fiz História... estou apenas a dizer que em 7 anos o mundo muda, os hábitos cambiam e, como tal, a História da nossa vida quotidiana também. Senão repare, imagine o que pensaria se um estranho irrompesse o seu dia-a-dia e lhe perguntasse se poderia fotografá-lo para o seu blogue? Agora tente colocar-se no lugar de si mesmo e nessa mesma situação há 7 anos. Independentemente da resposta que daria hoje ou em 2009 até poderem ser as mesmas, dificilmente perspectivaria este episódio da mesma forma. Há 7 anos até a palavra “blogue” soava ainda estranha a muita gente. E lembrar-se-á também de como “fotografias & internet” parecia um cocktail perigoso para tantas pessoas (pensando bem... continua tão perigoso quanto antes, estamos apenas mais costumados a ele). A verdade é que o desafio de fotografar pessoas nas ruas de Lisboa deixou de ser um desafio. E nem o facto de há muito o ter estendido a outras cidades, vilas, aldeias ou lugares poderia mudar isso mesmo. Se continuo a fotografar? Continuo. Sempre que o destino assim o quiser. Mas importa admitir que isso acontece raramente.

E antes ainda de ter tomado consciência que começava a perder a “pica” comecei a sentir necessidade de outro projecto de outra natureza. Talvez por nunca ter dado hipóteses à vaga comercial que assolou a  generalidade dos blogues, de se chegar perto daquele que está a ler neste preciso momento, sentia vontade de um projecto comercial. Sugestionado por um convite do Ministério da Economia para coordenar uma plataforma online de marcas portuguesas que nunca chegou a ganhar forma e motivado pela convicção de que algo continua a falhar no comércio de vestuário online (ou por ambas as coisas e algo mais) esse novo projecto foi o J. LISBON. Que é – e acredito que isto não seja a coisa mais simpática de se dizer a alguém que segue este blogue há 7 anos – a minha nova paixão. Hei-de sempre voltar aqui. Até porque nada vai revolucionar a minha vida como este blogue a conseguiu mudar. Mas se O Alfaiate Lisboeta foi, em Janeiro de 2009, a forma que encontrei para me expressar, o J. LISBON é, de há um ano para cá, o caminho que encontrei para acrescentar valor ao que me rodeia. Em comum, mais ainda que identidade visual ou qualquer orientação estética, diria que têm transparência e honestidade. O que, em matéria de desafio, é tremendamente maior quando nos propomos a vender coisas (por oposição a oferecer conteúdos, que é o que tenho feito aqui ao longo destes últimos 7 anos). O desafio é brutal, recrear no espaço digital a melhor experiência de compra que já tenha vivido numa loja física. Como? Três pilares essenciais: proporcionar a melhor experiência de produto possível através de imagens reais em contexto real, fazer o upgrade de referências vagas e genéricas para descrições testemunhais que acrescentem, efectivamente, informação sobre um dado produto a quem está do outro lado e oferecer um apoio ao cliente a fazer lembrar o melhor atendimento de uma loja física. E se nem tudo o que é necessário fazer está já aplicado, grande parte do que foi feito já representa um passo enorme relativamente ao que o e-commerce vestuário nos habitou. Para comprovar, nada como subscrever e, se for o caso (e espero que não seja) diga-me por favor se estou a perder qualidades