segunda-feira, 3 de novembro de 2014

J. LISBON

J. LISBON

A verdade é que nem sei por onde começar. Acho que posso começar por dizer que não encontrei o João nesta vereda. Ou que ele não levava esta roupa vestida. Que fui eu quem lhe pediu que aparecesse antes que o sol se fosse, e que também fui eu quem lhe levou este casaco, estas calças e este par de botas. Numa altura em que tanta gente se questiona sobre a permeabilidade das publicações editoriais às dinâmicas comerciais, achei que era interessante esboçar a narrativa contrária. Meti na cabeça que haveria de criar um espaço comercial onde quem quer que lá passasse se arriscaria a encontrar conteúdos genuínos e informativos. Meti na cabeça que haveria de gerir uma loja sem esquecer a forma como geri este blogue.

Andei por sítios tão distintos quanto Madrid, Londres, Florença, Felgueiras, Vila Nova de Famalicão ou Charneca do Lumiar. Encontrei imagens deste blogue nos mood boards de marcas estrangeiras (onde as reuniões nem correram mal) mas também apanhei baldas e palmadinhas nas costas (depois de reuniões que não correram tão bem). E hoje, no preciso dia em que sacrifico a pureza editorial deste blogue, em prol do negócio cuja criação não seria possível sem o blogue que hoje se sacrifica por ele, apresento-vos o negócio que não poderia existir sem este blogue. Porque afinal, são frases idiotas como esta que poderão continuar a encontrar no tal negócio. Porque afinal, à semelhança daqui, encontrarão por lá ruas de Lisboa, modelos que não são modelos, produções caseiras e imagens por editar. E, de uma forma geral, a identidade visual que ficou imortalizada por esse universo de retratos aos quais se convencionou chamar street style. O registo visual que, à boleia de toda uma dinâmica online, transformou homens comuns em ícones de estilo e fez de retratos da vida quotidiana inspirações à escala global.

É apenas isto. Uma loja de roupa. Uma loja de roupa de homem. Uma loja de roupa que, à boleia destes 5 anos de Alfaiate, se deu conta que é possível oferecer uma real experiência de produto através da internet. Que é possível esboçar um processo online de descoberta do produto que não termine com a imagem de um tipo de medidas estandardizadas e cabeça cortada, fotografado contra uma parede em tom pastel. Que é possível descobrir um produto pelos mesmos padrões e contextos visuais em que haveremos de conviver com ele. Que é possível ler um review escrito por alguém que, muito antes de se sentar a debitar informação sobre um produto, o tenha calçado ou vestido. E que é possível assegurar o controle de tudo isto desde que me cinja à realidade masculina. Tanto assim é que, antes de assegurar a sua venda, comprei o casaco que o João leva vestido ao designer que o concebeu. Tanto assim é que, antes de sonhar escrever este blogue, já usava aquelas calças. É por isso que digo que olho para este negócio como se fosse o Alfaiate. O blogue que inspirou um negócio. Um negócio que se chama J. LISBON. Um negócio que espero que seja do vosso agrado. Porque, por mais que esteja convencido do seu interesse (e este blogue ajudou-me a perceber que a aprovação mais importante somos nós mesmos que a atribuímos) não há lengalenga que pague umas boas palmadas nas costas. Fica aqui o J. LISBON em primeira mão

20 comentários:

MG disse...

Que bom que estás de volta :) e muito sucesso para o teu negócio ;)

Kianda disse...

Parabéns !!! (Com palmadas nas costas)

rosaamarela disse...

Parabéns! Good luck @

Sandra Marques de Paiva disse...

Desejos de muito sucesso ;)

Anónimo disse...

Muitos Parabens Ze!! Desejo o melhor para este novo negocio cheio de estilo e com um aspecto clean! Espero ser um dos primeiros a comprar.
Goncalo

Paula C. disse...

parabéns e sucesso! :)

Boho Me disse...

boa sorte :)

Ana A. disse...

Parabéns!
E é bom saber que continuas tu, de pés assentes na terra e cabeça no ar!

Bicharocos Carpinteiros disse...

Parabéns pela J. Lisbon e votos de muito sucesso!

Anónimo disse...

Muitos parabéns, Zé e muito sucesso neste teu novo desafio!

Bjs

Patrícia Encarnação

Marco Lourenço disse...

Espero que o espaço comercial seja, para além de sustentável, como todos os negócios devem ser, tudo aquilo que idealizou e que pretende mostrar para educar, homenagear e inovar na moda e no vestir masculino em Portugal.

Obrigado porque são esses "retratos" masculinos que publica, onde a tradição casa com a modernidade e com a elegância, que me alimentam o sonho.

Espero que a cada semana que passe ser + alfaiate e - engenheiro.

Desejo muito sucesso. Agora vou cuscar e criticar (vá, só para mim) o seu novo espaço.

Alexandre Nogueira disse...

Era tipo para comprar o casaco... também já usei botas dessas, duram uma vida. Parte uma perna:))

Tiago disse...

Parabéns José! Muito sucesso!

demagnetemagazine disse...

uma inspiração (assim;) nestes “retratos da vida quotidiana” só pode resultar num sucesso à escala global;))

Bruna Santos disse...

Acho que sigo o Alfaiate Lisboaeta há muito tempo! Adoro este Blog! Continua a surpreender-me :)

Lancei o meu blog - "B.lliccious" e portefólio há relativamente pouco tempo.
Convido-te a visitar e dar o teu feedback. És um dos Blogs da minha "blogroll" já há um tempo, e vou sem duvida, continuar a seguir.

Um beijinho e espero a tua visita ;)

http://www.brunadiogosantos.blogspot.pt/

:)

Eduardon Pais disse...

Acho este Blog um máximo, eu gosto de saber quais as tendências da moda, e gosto de estár sempre em cima do acontecimento quanto a moda.
Estes dias andava a procurar algumas lojas online de sapatos e descobri uma loja que não conhecia e fiz um pedido de um botim de Homem.Adorei e o melhor que sei que não me arrisco a olhar parea o meu lado e vêr que alguém tem uns sapatos igual aos meus.
www.modasapatos.com se conhecem ok, quem não conhece dê uma vista de olhos.

bruno e.a. disse...

Desejo-te que continues a trazer-nos a tua sensibilidade e uma lufada de ar fresco. Gostei muito do teu negócio! Gostei das palavras que nos trazem a história por trás das escolhas. Estás de parabéns!

Margot disse...

Parabéns!! As peças escolhidas são bonitas e elegantes como as fotos nos habituaram ao longo dos anos.

Glow Multim. disse...

Parabéns e muito sucesso para o novo projecto J. Lisbon!
Adoramos este espaço, e o seu trabalho.
Muito sucesso e "palmadinhas nas costas". :)

Anónimo disse...

foi meu aluno
como diria o meu filho
- toda gente foi teu aluno!
não, mas vários e várias
:)